FILOSOFIA: ENERGIA SUSTENTÁVEL PARA A VIDA
Forme grupo com, no mínimo, dois e, no máximo, mais quatro amigos/amigas. Distribuam entre vocês as seguintes funções:
Representante - responsável por coordenar as atividades
Leitor/Escritor - responsável por ler/escrever os textos que o grupo tiver que estudar ou produzir
Orador - nas Rodas de Conversa, será a fala oficial do grupo
Pesquisador - buscará as informações que o grupo precisar
Organizador - responderá pela organização do espaço de trabalho e pelos recursos utilizados
Obs.: Nos grupos com menos de cinco integrantes, haverá acúmulo de funções.
Até o final dos nossos encontros vocês teão que solucionar os dois desafios abaixo.
1) Fazer uma investigação filosófica sobre:
a) O tema do Projeto Anual
b) O assunto livremente escolhido pelo grupo
2) Entregar um texto (pode ser qualquer gênero trabalhado pela professora Cínthia com vocês nesse ano) relacionando o assunto que vocês escolheram ao tema vivenciado no Projeto Anual.
ETAPAS:
1) Escolha do assunto, delimitação e problematização do tema;Forme grupo com, no mínimo, dois e, no máximo, mais quatro amigos/amigas. Distribuam entre vocês as seguintes funções:
Representante - responsável por coordenar as atividades
Leitor/Escritor - responsável por ler/escrever os textos que o grupo tiver que estudar ou produzir
Orador - nas Rodas de Conversa, será a fala oficial do grupo
Pesquisador - buscará as informações que o grupo precisar
Organizador - responderá pela organização do espaço de trabalho e pelos recursos utilizados
Obs.: Nos grupos com menos de cinco integrantes, haverá acúmulo de funções.
Até o final dos nossos encontros vocês teão que solucionar os dois desafios abaixo.
1) Fazer uma investigação filosófica sobre:
a) O tema do Projeto Anual
b) O assunto livremente escolhido pelo grupo
2) Entregar um texto (pode ser qualquer gênero trabalhado pela professora Cínthia com vocês nesse ano) relacionando o assunto que vocês escolheram ao tema vivenciado no Projeto Anual.
ETAPAS:
2) Levantamento das fontes de informação;
3) Leitura e interpretação das fontes;
4) Produção textual
1) Escolha do assunto, delimitação e problematização do tema;
Algumas
dicas para uma delimitação adequada de tema:
-
O tema tem que ser interessante para o grupo;
- Deve representar um aspecto de um assunto mais amplo. Por exemplo, o tema música, é amplo demais. Mas, se o tema proposto for “O discurso político da música pop” o tema fica mais delimitado;
- Se determinarmos uma época e lugar, recortamos ainda mais o tema. Por exemplo: “O discurso político da música pop pernambucana no início do século XXI”.
Definido o tema, formulamos uma ou mais questões para iniciarmos as pesquisas. No exemplo dado, são possíveis as perguntas: O que é um discurso político? O que é música pop? Quais cantores/cantoras e/ou bandas fazem parte da cena pop pernambucana? Eles abordam questões políticas nas suas letras? Como e isso é feito?
2) Levantamento das fontes de informação
- Consultar artigos, livros, depoimentos, documentos, sites, etc, que tratem do assunto;
- Sites confiáveis geralmente pertencem a universidades, museus, jornais, revistas, institutos culturais, fundações de pesquisa, etc.;
- Se a fonte for um livro, é importante consultarmos a bibliografia específica utilizada pelos autores, pois certamente encontraremos outros textos importantes;
- Para descobrirmos o que nos interessa, devemos consultar o sumário, o prefácio, as orelhas ou o resumo da obra;
- Uma leitura diagonal (leitura rápida e superficial) é importante nessa etapa, pois nos permite perceber, em linhas gerais, se o texto interessa para o trabalho a ser feito.
3) Leitura e interpretação das fontes;
Selecionados os textos, elaboramos um plano provisário do trabalho (esquema) que irá conduzir a leitura e interpretação dos textos;
4) Construção lógica do trabalho/redação